PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

A pesquisa do processamento auditivo central, em especial o exame de P300, é um teste que fornece informações sobre o funcionamento eletrofisiológico da área auditiva cerebral em escolares com distúrbio de aprendizagem. Usado para classificar e graduar o distúrbio e também para acompanhar a evolução do tratamento. Outra aplicação é na investigação das áreas cerebrais relacionadas com a compreensão da fala que pode estar comprometida naquelas pessoas, especialmente os idosos, que têm dificuldade em entender o que lhes falam apesar de escutarem bem. Na área da neurologia tem aplicação no estudo da demência com finalidade diagnóstica e de acompanhamento do tratamento.

Os objetivos destes exames são avaliar a função das áreas relacionadas com a cognição, memória e atenção auditivas.

Através de um conjunto de testes em que a fala é apresentada e situações de difícil escuta o que permite estimar, por exemplo, a capacidade de repetir palavras apresentadas concomitantemente com ruído, palavras em que parte delas é apresentada em uma orelha e parte na outra e outras funções avaliadas.
No exame de P300 o mesmo procedimento de colocação de eletrodos descrito para a audiometria de tronco cerebral é empregado. O examinado deve ficar acordado e atento a um determinado tipo de som que aparece ocasionalmente e contar quantas vezes ele apareceu. O equipamento registra a atividade bioelétrica gerada quando o examinado conta os estímulos sonoros e o examinador interpreta se ela está dentro dos padrões normais ou não.

O examinado deve ter capacidade de contar os estímulos ou de fazer alguma outra tarefa mais simples sempre que ouvir o estímulo sonoro.

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode