Indicado para avaliar a obstrução nasal e o estridor respiratório em bebês e crianças. A vídeo-nasofibrolaringoscopia é o exame de escolha para o diagnóstico da hipertrofia das adenóides e das outras doenças da rinofaringe. Usado também na avaliação da deglutição e do funcionamento do palato mole e do véu palatino. É um exame indispensável na avaliação de pessoas com rouquidão e que tenham algum impedimento ou dificuldade para fazer o exame de vídeo-faringolaringoscopia (crianças pequenas e adultas com sintomas nauseosos excessivos). É útil na monitorização de tratamentos relativos à voz como a fonoterapia e a cirurgia da laringe quando a vídeo-faringolaringoscopia não e possível.
O objetivo da vídeo-nasofibrolaringoscopia é avaliar as fossas nasais, a rinofaringe, o palato mole, a orofaringe, a hipofaringe e a laringe.
O examinador introduz o nasofibrolaringoscópio flexível cujo diâmetro pode variar de 2,5mm a 4,0mm acoplado à câmera de vídeo pela fossa nasal. Filma-se o interior das fossas nasais, a rinofaringe, o tecido adenoideano se estiver presente, os orifícios das tubas auditivas, os movimentos do palato mole durante a fonação, respiração, sopro e deglutição, as tonsilas palatinas e linguais na orofaringe e hipofaringe, bem como os movimentos das pregas vocais e estruturas adjacentes enquanto o paciente examinado emite o sons solicitados pelo médico examinador.
O exame pode ser feito em qualquer idade, mesmo em recém nascidos. Não exige sedação e nem preparo prévio. Sugere-se somente um período de jejum prévio de pelo menos 6 horas a fim de evitar os sintomas nauseosos excessivos durante o exame.
OTORHINVS - BLUMENAU
otorhinus_blumenau@yahoo.com.br
Al. Duque de Caxias, 145 - sala 306 Centro Clínico Dr. Blumenau Blumenau / Santa CatarinaFone: +55 (47) 3035-4640